VILA NOVA DE CERVEIRA

by Portuguese_eyes

Vila Nova de Cerveira
Aspectos Geográficos
O concelho de Vila Nova de Cerveira, do distrito de Viana do Castelo, integra-se na região do Minho. Enquadrado entre o rio e a montanha, situa-se junto da margem esquerda do rio Minho, a 37 km de Viana do Castelo e 108 do Porto. Separado de Espanha pelo rio, tem como vizinhos os concelhos de Valença a nordeste, Paredes de Coura a este, Ponte de Lima e Caminha a sul.
Ocupa uma área de 108,6 km2 e abrange 15 freguesias: Campos, Candemil, Cornes, Covas , Gondar, Gondarém, Lovelhe, Loivo, Mentrestido, Nogueira, Reboreda, Sapardos, Sopo, Vila Meã e Vila Nova de Cerveira.
Em 2001, o concelho apresentava 8852 habitantes.
No rio Minho, em frente a Cerveira encontram-se duas ilhas, a dos Amores e a da Boega.
História e Monumentos
Dos muitos monumentos deste concelho, é a fortaleza, agora transformada numa pousada, que mais chama a atenção. Salienta-se também o pelourinho do século XVI; a imponente Igreja Matriz, com fachada e arranjos do século XIX; a Capela da Misericórdia; a Capela da Nossa Senhora da Ajuda, de 1650; o Solar dos Castros (ou dos Maldonados), datado do século XVIII.
Nas várias freguesias encontram-se outros monumentos importantes, com destaque para o Convento de S. Paio, no monte da Encarnação e para a Capela românica de Santa Luzia, na freguesia de Campos. Ainda como local de interresse existem as ruínas de uma ermida que coroam um monte sobranceiro à cidade, o monte do Picoto.
Tradições, Lendas e Curiosidades
Celebram-se em Vila Nova de Cerveira as festas concelhias, no primeiro domingo de Agosto, sendo o feriado municipal a 1 de Outubro.
Nesta vila existe um ferry-boat que serve meio de transporte para o outro lado do rio Minho, para Espanha.
O monte do Picoto serviu de fonte de inspiração para lendas de mouras encantadas escondidas em grutas à espera do seu príncipe salvador.
Economia
Na base da economia deste concelho está a tradicional agricultura minhota, dominada pela policultura e acompanhada de criação de gado, que suporta algumas indústrias de lacticínios. A indústria da cerâmica e das madeiras contribui também para a economia desta região, assim como a cada vez mais conhecida e visitada Bienal de Vila Nova de Cerveira que aposta na afirmação cultural deste concelho nortenho e no desenvolvimento do turismo. A pesca de rio continua ainda a ser um dos recursos económicos das gentes de Vila Nova de Cerveira.

192 photos and 14 videos · 6K views
1 3