PONTE DA BARCA
Ponte da Barca
Município fronteiriço português, pertencente ao distrito de Viana do Castelo, compreendendo 25 freguesias (Azias, Boivães, Bravães, Britelo, Crasto, Cuide de Vila Verde, Entre Ambos-os-Rios, Ermida, Germil, Grovelas, Lavradas, Lindoso, Nogueira, Oleiros, Paço Vedro de Magalhães, Ponte da Barca, Ruivos, Sampriz, Touvedo-São Lourenço, Touvedo-Salvador, Vade-São Pedro, Vade-São Tomé, Vila Chã-São João Baptista, Vila Chã-Santiago e Vila Nova da Muía. Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 13 100 residentes para uma área bruta de 189 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -19%.
A economia municipal assenta na agro-pecuária, silvicultura, indústria alimentar e no turismo (restauração e hotelaria), destacando-se ainda o papel da administração local.
Localizada na margem esquerda do rio Lima, a sul da vila de Arcos de Valdevez e a nordeste da vila de Ponte de Lima, a vila de Ponte da Barca é sede de município e registava uma população de cerca de 1900 residentes em 1991.
património
O património edificado mais importante inclui a ponte sobre o rio Lima (do século XVI), o pelourinho (manuelino), a capela de Santo António (do século XVII), a igreja matriz (edificada na primeira metade do século XVIII), o castelo de Lindoso, as igrejas românicas de Bravães (do século XIII, com o portal-retábulo mais antigo do país) e de Vila Nova de Muía (dos séculos XII-XIII). O Parque Nacional da Peneda-Gerês e o rio Lima constituem os elementos mais significativos do património natural.
história
A região fez outrora parte da Terra da Nóbrega. Teve foral em 1513, no reinado de D. Manuel I. Na origem do topónimo está o facto de, até à construção da ponte, a travessia do rio Lima ser feita de barco, no local onde a povoação se encontra localizada.