VILA FLOR
Vila Flor
Município português, pertencente ao distrito de Bragança, compreendendo 19 freguesias (Assares, Benlhevai, Candos, Carvalho de Egas, Freixiel, Lodões, Mourão, Nabo, Roios, Samões, Sampaio, Santa Comba de Vilariça, Seixo de Manhoses, Trindade, Val de Torno, Vale Frechoso, Vila Flor, Vilarinho das Azenhas e Vilas Boas). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 8800 residentes para uma área bruta municipal de 271 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -25%.
A economia municipal assenta na agro-pecuária, indústria alimentar, comércio retalhista, destacando-se ainda o papel da administração local.
Localizada a sul da cidade de Mirandela e a leste da cidade de Vila Real, a vila de Vila Flor é sede de município e registava uma população de cerca de 2000 residentes em 1991.
património
O património mais importante inclui o que resta das muralhas (medievais), os santuários de Nossa Senhora da Lapa e de Nossa Senhora da Assunção, a igreja matriz (do século XVII), e o pelourinho de Freixiel, onde existe também um castro datado do Neolítico.
história
O topónimo actual foi instituído pelo foral de 1286, concedido pelo rei D. Dinis, que também mandou edificar as muralhas; antes tinha a designação de Pobra de Além-Sabor. Teve foral novo em 1515, atribuído por D. Manuel I.