new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Itália - Praça de São Marcos, nem mesmo a chuva retira o encanto a Veneza… Esta praça tem sido sempre o centro da cidade. Foi o local onde se deram todos os importantes eventos da história da República de Veneza… | by FOTOGRAFIAS COM HISTÓRIA
Back to photostream

Itália - Praça de São Marcos, nem mesmo a chuva retira o encanto a Veneza… Esta praça tem sido sempre o centro da cidade. Foi o local onde se deram todos os importantes eventos da história da República de Veneza…

Visitar Veneza mesmo com chuva é uma experiencia inesquecível, esta chuva miudinha que caía aquando da nossa chegada à cidade logo se transformou num momento de pura magia que nos levou a olhar todo que nos rodeava com um fascínio diferente, muito embora no dia seguinte fossemos brindados com um dia de sol brilhante podendo assim contemplar as duas facetas de tão bela cidade, na altura fiquei sem saber de qual gostei mais, hoje, à distancia de tanto tempo, tenho a certeza que a nostalgia de um dia de chuva miudinha a tornou ainda mais bela…

 

A praça foi iniciada no século IX frente à Basílica de São Marcos. Foi estendida para a sua forma e tamanho atual em 1177, quando o Rio que a limitava a oeste, e um porto que tinha isolado o Palácio Ducal da praça, foram aterrados. A reestruturação foi realizada para o encontro do Papa Alexandre III com o Imperador Frederico Barba-Roxa.

 

A praça tem sido sempre o centro de Veneza. Foi o local onde se deram todos os importantes eventos da história da República de Veneza, e é a base do arcebispado desde o século XIX. Foi o foco de muitos festivais e é um lugar imensamente popular em Itália. Foi pavimentada em finais do século XIII com ladrilhos de padrão em espinha, com linhas que permitiam organizar o mercado e as muito frequentes procissões cerimoniais. Em 1723 os ladrilhos foram substituídos por um desenho geométrico mais complexo, composto por pedra vulcânica escura e com padrões em pedra branca, a obra esteve a cargo do arquiteto veneziano Andreia Tirali, e esta oportunidade foi aproveitada para aumentar em altura a praça em aproximadamente um metro. Em 1890 o pavimento foi renovado devido ao desgaste seguindo um desenho similar aos de Andreia Tirali.

 

Veneza é na atualidade uma cidade de artes por excelência, devendo a sua fama mundial à simples condição de ser uma cidade construída sobre a água, com canais em vez de ruas, e é tomada como modelo de comparação com todas as cidades com canais em todo o mundo, como por exemplo Amesterdão (A Veneza do Norte) ou na China, onde Suzhou é dita (Veneza do Oriente), ou Aveiro (A Veneza de Portugal), também a (Little Venice) de Londres, assim chamada por causa dos canais. Veneza é conhecida pelas magníficas e muito visitadas praças. Além da grande Praça de São Marcos (na foto acima) com a Basílica e o Campanário de São Marcos, a cidade dispõe de outras praças menores, chamadas "campo" no dialeto da cidade. Exemplos são o Campo de Santa Marguerita e o Campo San Polo.

 

A Biblioteca Marciana é a mais importante biblioteca de Veneza e uma das maiores de Itália, contém uma das mais ricas coleções de manuscritos do mundo, bem como obras impressas, mapas, e outros documentos que totalizam milhares de raridades, ocupa parte dos edifícios da praça de São Marcos na piazzetta dei Leoncini, na margem do Grande Canal.

   

*===****===* Todos os direitos reservados ==***== Todos los derechos reservados ==***== All rights reserved ==**== Tutti i diritti riservati ==**== Alle Rechte vorbehalten ==**== Tous droits réservés =**=

 

13,084 views
106 faves
209 comments
Taken on August 26, 2014