new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Rodas | by Yuri Bittar
Back to photostream

Rodas

Miksang (termo tibetano que significa o bom olho), ou Fotografia Contemplativa, é uma prática ligada à meditação, que visa trazer nossa visão para o presente, abrindo nossos olhos e permitindo ver o “novo” no cotidiano. Antes de uma técnica fotográfica é uma forma de ver o mundo e de viver. A visão é um sentido natural, e naturalmente aguçado e rico. Mas temos simplificado essa ferramenta poderosa de apreensão do mundo, subestimado a inteligência plena de nossa visão. Acreditamos na grande inteligência de nossa “mente pensante” e não percebemos nossos outros tipos de inteligência. Ver, simplesmente, com os olhos e coração (não com a mente discursiva e conceitual), é um exercício que irei praticar cada vez mais, pois essa prática, acredito, pode nos levar a “abrir os olhos” para um mundo novo, fresco, amplo e lindo.

 

Curso Miksang, ou fotografia contemplativa

 

Foto realizada na 28ª Saída Fotocultura, São Paulo, 06/10/12

    

Nesta saída visitamos o bairro do Bixiga, tradicional reduto italiano em São Paulo! Continuando o projeto “Bairros Tradicionais de São Paulo”estivemos desse tradicional bairro de São Paulo, com forte influência da colônia italiana, mas também negra e nordestina, e repleto de cantinas! Andamos pelo bairro, conhecemos suas casinhas e moradores, um pouco da história do bairro, e no final almoçamos numa típica cantina italiana! Esta saída também comemorou os 4 anos de Saídas Fotocultura! A saída foi ótima, muito divertida e proveitosa! Revi muitos amigos, e conheci gente nova, além de conhecer o bairro! Foram 199 participantes na saída, e dessas aprox. 70 ainda foram para a Cantina Concheta, onde comemos uma verdadeira comida italiana, ótima, e uma apresentação incrível de “tarantela” do dono, o Sr. Walter Taverna. Vejam a foto oficial: www.flickr.com/photos/yuribittar/8060589133

    

Agradeço muito à todos que foram, mas muito mesmo, vocês nem imaginam como fico feliz de tanta gente participar! Preciso agradecer especialmente à Ximbica (Rose Battistella) e ao Gafurina (Fabricio Garelli) os nossos queridos Palhaços que animaram a saída, ao Fotoclube Aracoara (de Araraquara) que compareceu em peso, e ao Ivam Oliveira Oliveira, “adorei a caneca”. E claro às minhas alunas do primeiro curso e das primeiras saídas que fiz, que marcaram presença, a Ivone Verzolla e a Yara Lopes! E mais, temos que agradecer a www.bananafoto.com que sorteou presentes ótimos para nós, e a Ana e a Carla, que levaram camisetas muito legais para vender, incluindo as Fotocultura, e também deram uma para ser sorteada!

    

E nos vemos na próxima saída, dia 02/12: www.fotocultura.net/index.php/saidas-fotograficas/proxima...

    

Abraço da equipe Fotocultura!

Yuri, Clelma e Clélia

    

Mais fotos:

- Face: www.facebook.com/media/set/?set=a.4329816418027.166964.16...

- Flickr: www.flickr.com/photos/yuribittar/sets/72157631707967261

 

638 views
3 faves
0 comments
Uploaded on October 10, 2012