new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Faith Hidden / Fé Oculta | by Yuri Bittar
Back to photostream

Faith Hidden / Fé Oculta

Na Liberdade, em São Paulo, encontramos a esquecida Capela de Nossa Senhora dos Aflitos, na Rua dos Aflitos, um pequeno beco que é travessa da rua dos Estudantes. Hoje esquecida e escondida, ela foi construída em 1774, ligada ao Cemitério dos Aflitos, o primeiro cemitério público da cidade, destinado ao sepultamento dos “excluídos” da época, principalmente negros e criminosos. Ali pertinho ficava o Largo da Forca, atual Praça da Liberdade, onde os condenados eram realmente executados.

 

Em 1858, a inauguração do Cemitério da Consolação, resultou no fechamento do Cemitério dos Aflitos. Seu terreno foi loteado, ficando apenas o beco. A partir daí a capela só sofreu agressões, seja dos prédios vizinhos, que são muito próximos, seja das reformas mau feitas.

 

Ela está em estado péssimo de conservação, mas resiste heroicamente, como lembrança de uma época que muitos querem esquecer, principalmente a elite que insiste em dizer que vivemos num país justo e igualitário. É assim que conservamos nosso patrimônio artístico e cultural?

(fonte: blogs.abril.com.br/panoramasaopaulo/2006/11/capela-dos-af...

Mas há muito mais na Liberdade. Para conhecer bem um bairro é preciso se embrenhar nele, conversar com as pessoas que vivem lá, entrar nos lugares, comer em vários locais e andar, andar muito. Se você descobrir mais lugares ou coisas interessantes por lá me avise!

 

Janeiro de 2009

590 views
3 faves
12 comments
Uploaded on September 3, 2009