Miksang

    Newer Older

    A Fotografia Contemplativa, ou Miksang, termo tibetano que significa o bom olho, relaxado e aberto, sem preocupações, é a experiência visual direta, não conceitual, ou seja, a pura percepção. É uma prática ligada à meditação que, buscando ver a realidade sem pré-conceitos, fórmulas, definições, ansiedades, objetivos, apenas ver, visa trazer nossa visão para o presente, para o real, abrindo nossos olhos e permitindo ver o “novo” no cotidiano, ver beleza e criar arte. Antes de uma técnica fotográfica é uma forma de ver o mundo e de viver. Essa prática causa forte impacto na forma de se ver o mundo e até de se viver.

    A simplicidade, para o budismo, é uma solução para a complicação (da vida moderna, da nossa mente, etc.), fonte de saúde, liberdade e sentido. Ter atenção aos pequenos passos pode ser mais importante que as “grandes coisas”. O simples nem sempre é fácil, mas é essencial a busca da clareza, do minimalismo, que são formas de sintonia com o mundo, com a vida.

    Precisamos ir mais devagar, aproveitar bem o que está ao nosso alcance, sem ter pressa de aproveitar tudo. As pausas são parte da vida, e temos feito cada vez menos.

    A simplicidade é um "remédio" para a crescente e estressante complexidade da vida moderna, especialmente nas grandes cidades. Ao buscar ver e fotografar de forma mais simples, trazemos um pouco de simplicidade também para a nossa vida.

    Leia mais sobre o tema: www.fotocultura.net/index.php/a-fotografia-contemplativa-...

    keyboard shortcuts: previous photo next photo L view in light box F favorite < scroll film strip left > scroll film strip right ? show all shortcuts