OVAR
Ovar é uma cidade portuguesa, situada no Distrito de Aveiro, região Centro e subregião do Baixo Vouga, com cerca de 17 200 habitantes.

É sede de um município com 149,88 km² de área e 55 198 habitantes (2001), correspondendo a uma densidade populacional de 368.28 habitantes/km², estando subdividido em 8 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Espinho, a nordeste pelo de Santa Maria da Feira, a leste pelo de Oliveira de Azeméis, a sul pelo de Estarreja e pelo da Murtosa e a oeste pelo Oceano Atlântico, que banha perto de 15 km da sua costa, contribuindo para um clima ameno e praias agradáveis.

História

Ovar foi elevada a cidade em 1984, pela lei n.º 9/84, de 28 de Junho. Nas enciclopédias, o nome "Ovar" é um tanto ou quanto invulgar, apenas se encontrando para ele três significados: o nome desta cidade (não existe outra povoação do mesmo nome em Portugal ou em qualquer outro país); verbo transitivo (pôr ovos, criar ovos ou ovas) e verbo transitivo brasileiro (fazer ovação, aplaudir, aclamar, vitoriar). O litoral de Ovar encontrava-se compreendido no maior segmento de costa baixa e lisa do País, mas nem sempre isso aconteceu, porque primitivamente a ria não existia e o mar avançava mais para o interior, formando uma baía. Aliás, conforme ensinam AMORIM GIRÃO, ALBERTO SOUTO e JAIME CORTESÃO, todos os terrenos do concelho de Ovar, a poente da linha do caminho-de-ferro (actualmente a estação da CP de Ovar dista cerca de 5.200 metros do litoral, estando a uma altitude de 17,24 metros do nível do mar) foram domínio do mar. A formação da Ria é contraditória, pois há quem lhe dê uma longevidade de quatro milénios, mas também quem lhe aponte os meados do séc. X ou mesmo XI, como início da sua sedimentação. Tudo leva a crer que, no séc. X, a linha da costa passava a linha em Ovar. No entanto, o afastamento progressivo da linha da maré originou com que Ovar ficasse cada vez mais no interior, decaindo como porto de mar.

Freguesias

As freguesias de Ovar são as seguintes:

* Arada
* Cortegaça
* Esmoriz
* Maceda
* Ovar
* São João de Ovar
* São Vicente de Pereira Jusã
* Válega

Destas, têm o estatuto de vila as freguesias de Cortegaça, Maceda, São João de Ovar e Válega, e são cidades, para além da sede do munícipio (Ovar), também a freguesia de Esmoriz. Maceda foi a última freguesia do concelho a ser elevada à categoria de vila (1999), enquanto São João foi a última freguesia a ser criada, por desmembramento de parte do território da freguesia de Ovar, a 9 de Julho de 1985.

Actualmente (2005) estão a decorrer as diligências necessárias para a criação da freguesia do Furadouro; a sua criação implicará mais uma vez o desmembramento da freguesia de Ovar. Por outro lado, há também a assinalar o desejo de Esmoriz em ser sede de concelho autónomo, o que implicaria uma redução, quer na área, quer na população do concelho de Ovar.

( Wikipedia )
83 photos · 12,050 views