ÁGUEDA
O concelho de Águeda ocupa uma área de 333,50 km², subdividida em 20 freguesias, nas quais vivem 49 041 habitantes (2001) (Densidade: 147,0 h/km²). É limitado a norte pelo município de Sever do Vouga, a nordeste por Oliveira de Frades e por Vouzela, a leste por Tondela, a sul por Mortágua e por Anadia, a sudoeste por Oliveira do Bairro, a oeste por Aveiro e a noroeste por Albergaria-a-Velha.
O concelho inclui uma cidade, Águeda, e três vilas, Aguada de Cima, Fermentelos e Mourisca do Vouga.
Águeda é uma cidade portuguesa pertencente ao Distrito de Aveiro, Região Centro e subregião do Baixo Vouga, com cerca de 11 400 habitantes. Ergue-se a 15 m de altitude.
Águeda foi elevada à categoria de cidade em 1985, pela lei nº30/85, de 14 de Agosto. Inclui a freguesia de Águeda, Recardães ( a Nascente das ruas Cabedo e Lencastre e Miguel Silva ),Borralha ( Redolho ) e Trofa ( parte da vila de Mourisca do Vouga ).
A cidade é atravessada pelo rio do mesmo nome, espraiando o seu casario por uma leve encosta num amplo vale a 31 metros de altitude. É um importante centro comercial e industrial de uma área agrícola extremamente fértil na produção de milho, fruta, vinho e madeira.
Teve muito desenvolvida a metalomecânica, o fabrico de motores para velocípedes e de materiais de construção, e o fabrico de bicicletas. A actividade económica mereceu-lhe o epíteto de «terra das ferragens» por ter sido este, a par do fabrico de motociclos o sector industrial privilegiado.
Um número considerável das freguesias do concelho estão inseridas na região da Bairrada, famosa pelos seus vinhos e o seu leitão assado.
Águeda dista de Lisboa 240 km, do Porto 72 km e de Aveiro cerca de 20 km.
Entre as igrejas, capelas e cruzeiros do concelho, merece destaque o Panteão dos Lemos em Trofa do Vouga.
Outros locais de interesse turístico são: a Pateira de Fermentelos (maior lago natural da Península Ibérica), a Estação Arqueológica de Cabeço do Vouga, etc.
O Leitão assado à Bairrada é concerteza o mais famoso pitéu das redondezas, mas não fica muito à frente da doçaria: pastéis de Águeda, barriga de freira, fuzis e sequilhos. Além das padas da Veiga. Outros pratos, como a chanfana, rojões, carne de carneiro ou cabra à lampantana ou caldeirada de peixe completam a gastronomia local, acompanhados pelos vinhos e espumantes das caves da Bairrada.
128 photos · 36,593 views