RIBEIRA DE PENA
Ribeira de Pena

Município português, pertencente ao distrito de Vila Real, compreendendo 7 freguesias (Alvadia, Canedo, Cerva, Limões, Ribeira de Pena-Salvador, Santa Marinha e Santo Aleixo de Além-Tâmega). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 8500 residentes para uma área bruta de 223 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -36%.

A economia municipal assenta na agro-pecuária, silvicultura, indústria alimentar, comércio retalhista, destacando-se ainda o papel da administração local.

Localizada na margem esquerda do rio Tâmega, a nor-noroeste da cidade de Vila Real, a vila de Ribeira de Pena é sede de município e registava uma população de cerca de 800 residentes em 1991.

património

O património edificado mais importante inclui a igreja paroquial (do século XVIII), as capelas de São Pedro (gótica) e de Nossa Senhora da Guia, o pelourinho de Cerva e a igreja de Pensalvos; na região existem também vários dólmens e castros. O rio Tâmega e a serra de Alvão constituem os elementos mais significativos do património natural.
56 photos · 13,505 views