SERNANCELHE
Sernancelhe

Município português, pertencente ao distrito de Viseu, compreendendo 17 freguesias (Arnas, Carregal, Chosendo, Cunha, Escurquela, Faia, Ferreirim, Fonte Arcada, Freixinho, Granjal, Lamosa, Macieira, Penso, Quintela, Sarzeda, Sernancelhe e Vila da Ponte). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 7000 residentes para uma área bruta municipal de 222 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -31%.

A economia municipal assenta na agro-pecuária e na indústria alimentar, destacando-se ainda o papel da administração local.

Localizada na margem direita do rio Távora, a nordeste da cidade de Viseu e a sudeste da cidade de Lamego, a vila de Sernancelhe é sede de município e registava uma população de cerca de 800 residentes em 1991.

património

O património edificado mais significativo inclui o pelourinho (do século XVI), as pontes (de raiz românica) de Vila da Ponte, que conserva o pelourinho, e de Fonte Arcada, onde se localiza o santuário de Nossa Senhora da Lapa. A serra da Lapa e o rio Távora constituem os elementos mais significativos do património natural.

história

Teve forais em 1124 (pouco depois de ter sido repovoada) e em 1220.
103 photos · 8,000 views
1