CARREGAL DO SAL
Carregal do Sal

Município português, pertencente ao distrito de Viseu, compreendendo 7 freguesias (Beijós, Cabanas de Viriato, Currelos, Oliveira do Conde, Papízios, Parada e Sobral). Em termos demográficos, a população, em 1991, era de 11 000 residentes para uma área bruta de 120 km2, e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -18%.

A economia municipal assenta nas actividades agro-pecuárias, silvícolas e na indústria de madeiras, de serração e de mobiliário.

Localizada na margem direita do rio Mondego, a sul da cidade de Viseu e a nordeste da cidade de Oliveira do Hospital, a vila de Carregal do Sal é sede de freguesia e registava uma população de cerca de 1300 residentes em 1991.

património

O património edificado mais importante inclui a igreja matriz de Oliveira do Conde (c. século XII), os pelourinhos de Oliveira do Conde e de Currelos, o solar das Albergarias (século XVI), o solar de Alvarelhos e o solar da Cobertinha, e várias casas brasonadas em Oliveira do Conde: Casa da Renda, Casa da Ceia e as Casas do Conde. O património natural mais significativo inclui o rio Mondego.

história

O município de Carregal do Sal foi criado no ano de 1836, em substituição do de Currelos, que datava do século XVI.

Fernão Mendes de Góis, camareiro de D. João I, está sepultado na igreja matriz de Oliveira do Conde.

A freguesia de Cabanas de Viriato reclama ter sido berço de Viriato, o mítico guerreiro lusitano.
75 photos · 12,339 views