PESO DA RÉGUA
Peso da Régua

Município português, pertencente ao distrito de Vila Real, compreendendo 12 freguesias (Canelas, Covelinhas, Fontelas, Galafura, Godim, Loureiro, Moura Morta, Peso da Régua, Poiares, Sedielos, Vilarinho dos Freires e Vinhós). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 21 600 residentes para uma área bruta de 94 km2e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -5%.

A economia municipal assenta na agricultura (vinha), pecuária, comércio retalhista, prestação de serviços públicos e privados, destacando-se ainda o papel da administração local.

Localizada na margem direita do rio Douro, a sudoeste da serra do Marão, a sul de Vila Real e a nordeste da cidade de Lamego, a cidade de Peso da Régua é sede de município e registava uma população de cerca de 5200 residentes em 1991. A cidade de Peso da Régua tinha o seu limite circunscrito à freguesia homónima.

património

O património edificado mais significativo inclui a igreja matriz (do século XVIII), o cruzeiro do Senhor da Agonia e a capela do Cruzeiro, a Casa do Douro (do século XX), as ruínas do castro dos mouros, em Cidadelhe, as ruínas da villa romana, em Poiares, e as ruínas castrejas e romanas, em Covelinhas.

história

A região esteve sob dominação romana. Mais tarde, no primeiro quartel do século XII, pertenceu ao bispado do Porto.

Foi entreposto da Companhia da Agricultura dos Vinhos do Alto Douro, fundada pelo marquês de Pombal.

É cidade desde 1985.
102 photos · 18,877 views
1