ALCOCHETE
Município português, pertencente ao distrito de Setúbal, composto por três freguesias (Alcochete, Samouco e São Francisco). Em termos demográficos, a população, em 1991, era de cerca de 10 200 residentes para uma área bruta de 94 km2, e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de 10%.

O município, que integra a Área Metropolitana de Lisboa, tem como limite norte o rio Tejo.

A economia baseia-se na indústria agro-pecuária, na silvicultura (indústria da transformação de madeira) e na indústria de conservas (de tomate do Ribatejo, e de sardinha de Setúbal). A actividade piscatória apresenta-se em forte declínio.

A vila de Alcochete localiza-se na margem esquerda do rio Tejo. A sua excelente localização, face a Lisboa, e a sua excelente acessibilidade marítima/fluvial conferiram-lhe importância. A vila, que é sede de município, registava, em 1991, 3200 residentes.

património

O património edificado inclui a igreja Matriz, a ermida de Nossa Senhora da Vida e a igreja da Misericórdia. O seu património natural é riquíssimo, uma vez que uma parcela do território municipal está afecta à Reserva Natural do Estuário do Tejo.

história

Fundada em 850 a.C., esteve na posse de suevos, vândalos e árabes. A partir do reinado de D. João II, que aí estabeleceu a sua residência de Verão, Alcochete tornou-se importante. Foi vila-berço de D. Manuel I que, mais tarde, lhe havia de conceder foral.
93 photos · 50,369 views