LOUSADA
Lousada

Município português, pertencente ao distrito do Porto, compreendendo 26 freguesias (Alvarenga, Aveleda, Barrosas-Santa Eulália, Barrosas-Santo Estêvão, Boim, Caíde de Rei, Casais, Cernadelo, Covas, Cristelos, Figueiras, Lodares, Lousada-São Miguel, Lousada-Santa Margarida, Lustosa, Macieira, Meinedo, Nespereira, Nevogilde, Nogueira, Ordem, Pias, Silvares, Sousela, Torno e Vilar do Torno e Alentém). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 42 500 residentes para uma área bruta de 101 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de 52%.

A economia municipal assenta na agro-pecuária, silvicultura, indústria alimentar e de mobiliário, destacando-se ainda a administração local e algumas actividades de prestação de serviços privados e públicos.

Localizada a nordeste da cidade do Porto, a vila da Lousada é sede de município e registava uma população de cerca de 2800 residentes em 1991.

património

O património edificado mais importante inclui o pelourinho (do século XVI), a igreja de Meinedo (do século XIII, que apresenta elementos mudéjares), a chamada Torre dos Mouros, a igreja românica de Aveleda (do século XIII, remodelada no século XVIII), a igreja de São Miguel (do século XIII) e várias pontes antigas sobre o rio Sousa.

história

Pouco se conhece do passado da região. Existem referências à actual freguesia de Meinedo, que remontam ao século VI, a qual, nessa época, foi sede da diocese do Porto. Lousada recebeu de D. Manuel I, em 1514, carta de foral e categoria de vila.
19 photos · 9,104 views