PORTALEGRE
Portalegre

Município fronteiriço português, pertencente ao distrito de Portalegre, compreendendo 10 freguesias (Alagoa, Alegrete, Carreiras, Fortios, Reguengo, Ribeira de Nisa, São Julião, São Lourenço, Sé e Urra). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 26 100 residentes para uma área bruta de 446 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -8%.

A economia municipal assenta na agro-pecuária, silvicultura, indústria alimentar, tapeçaria, comércio retalhista, serviços privados e públicos, no turismo (restauração e hotelaria) destacando-se ainda o papel da administração local.

Localizada na vertente ocidental da serra de São Mamede e próximo da fronteira terrestre luso-espanhola, a cidade de Portalegre é sede de município e tinha uma população de cerca de 15 400 residentes em 1991. A cidade de Portalegre tem o seu perímetro delimitado às freguesias de São Lourenço e Sé.

património

O património edificado mais significativo inclui o que resta do castelo (construído no reinado de D. Dinis), a Sé (do século XVI, com retábulos barrocos), os conventos de Santa Clara (do século XIV) e de São Bernardo (do século XVI), as igrejas do convento de São Francisco (de raiz medieval) e da Misericórdia, o conjunto significativo de solares dos séculos XVII e XVIII, o castelo e a matriz de Alegrete, e a capela da Quinta da Lameira (com imagem, provavelmente, de Machado de Castro). A serra de São Mamede constitui o elemento mais significativo do património natural.

história

Ao tempo da ocupação muçulmana era ainda uma povoação sem grande importância. Recebeu foral de Afonso III, em 1259, e foi fortificada no reinado de D. Dinis.

Teve papel importante no período que se seguiu à morte de D. Fernando, ao tomar o partido de Castela.

Teve foral novo de D. Manuel I em 1511.

No reinado de D. João III, em 1549, foi elevada a cabeça de diocese (que partilha actualmente com Castelo Branco), e a cidade em 1550.
87 photos · 12,903 views