VILA DO BISPO
Vila do Bispo

Município litoral português, pertencente ao distrito de Faro, compreendendo 5 freguesias (Barão de São Miguel, Budens, Raposeira, Sagres e Vila do Bispo). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 5800 residentes para uma área bruta de 179 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -4%.

A economia municipal assenta na pesca, agro-pecuária, silvicultura, indústria alimentar e turismo (restauração e hotelaria), destacando-se ainda o papel da administração local.

Localizada no barlavento algarvio, relativamente próximo do cabo de São Vicente, a ocidente da cidade de Lagos, Vila do Bispo é sede de município e registava uma população de cerca de 900 residentes em 1991.

património

O património edificado mais importante inclui a igreja matriz (do século XVI, com retábulos e elementos barrocos) e a capela de Nossa Senhora de Guadalupe, em Raposeira (românico-gótica, provavelmente construída por iniciativa da ordem do Templo no século XIII). O litoral municipal, que integra a Paisagem Protegida do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina, constitui o elemento mais significativo do património natural.

história

O actual topónimo é relativamente recente; foi adoptado em 1662, quando o rei D. Pedro II concedeu a Vila do Bispo as categorias de vila e de sede de concelho. Antes, a povoação chamava-se Aldeia do Bispo, que, por sua vez, tinha substituído a anterior designação de Aldeia de Santa Maria do Cabo — esta tinha vigorado até 1515, ano em que D. Manuel I fez doação da aldeia à sé de Silves.
7 photos · 4,700 views