AMADORA
Amadora

Município português, pertencente ao distrito de Lisboa, composto por oito freguesias (Alfragide, Brandoa, Buraca, Damaia, Falagueira-Venda Nova, Mina, Reboleira e Venteira). Em termos demográficos, a população, em 1991, era de 177 200 habitantes, para uma área bruta de 23 km2 e a variação da população residente entre 1981 e 1991 foi de 8%.

O município integra a Área Metropolitana de Lisboa e a sua economia assenta na prestação de serviços, comércio grossista, comércio retalhista, indústrias de metalomecânica, têxteis e gráficas. O hospital da Amadora constitui o elemento mais significativo ao nível do equipamento social.

A Amadora é a terceira maior cidade de Portugal, localizando-se a cerca de 12 km a noroeste de Lisboa. Localiza-se na Área de Influência de Lisboa, e os seus residentes trabalham maioritariamente na cidade de Lisboa, o que confere à Amadora uma tipologia urbana do tipo dormitório. A cidade é sede de município e registava uma população, em 1991, de cerca de 122 000 residentes.

património

O património edificado mais relevante inclui parte do aqueduto das Águas Livres de Lisboa e a capela de Nossa Senhora da Lapa.

história

A cidade da Amadora foi criada em 1979. Instituída como freguesia do município de Oeiras em 1916, foi elevada a vila em 1937.
31 photos · 37,520 views