NAZARÉ
Nazaré

Município litoral português, pertencente ao distrito de Leiria, compreendendo 3 freguesias (Famalicão, Nazaré e Valado dos Frades). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 15 300 residentes para uma área bruta de 82 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de 13%.

A economia municipal assenta na pesca, agro-pecuária, indústria alimentar e no turismo (restauração e hotelaria), bem como na administração local e nas actividades de prestação de serviços privados e públicos.

Localizada na orla costeira, a nordeste da cidade de Alcobaça e a sudeste da cidade da Marinha Grande, a vila da Nazaré é sede de município e registava uma população de cerca de 9900 residentes em 1991.

património

O património edificado mais significativo inclui a igreja matriz e a igreja de Nossa Senhora dos Aflitos; no Sítio, a capela da Memória (já existente nos inícios da nacionalidade, sofreu modificações várias até ao reinado de D. Manuel I), a igreja de Nossa Senhora da Nazaré e o forte de São Miguel.

( ESTE SET CONTÉM 2 PÁGINAS

THIS SET CONTAINS 2 PAGES )

O litoral municipal é o elemento mais significativo do património natural.

história

A povoação é relativamente recente (século XVII) e desde sempre esteve ligada à actividade piscatória. Bem mais antigo é o Sítio, ligado à lenda de D. Fuas Roupinho, que teria sido salvo de cair no precipício da Pederneira, quando perseguia um veado, por intervenção de Nossa Senhora. A Nazaré passou a sede de concelho em 1855.
121 photos · 1 video · 38,736 views
1