SOURE
Soure

Município português, pertencente ao distrito de Coimbra, compreendendo 12 freguesias (Alfarelos, Brunhós, Degracias, Figueiró do Campo, Gesteira, Granja do Ulmeiro, Pombalinho, Samuel, Soure, Tapéus, Vila Nova de Anços e Vinha da Rainha). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 21 700 residentes para uma área bruta de 262 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -18%.

A economia municipal assenta na agro-pecuária, silvicultura, indústria alimentar, comércio retalhista e restauração, destacando-se ainda o papel da administração local.

Localizada a sudoeste da cidade de Coimbra, a vila de Soure é sede de município e registava uma população de cerca de 1800 residentes em 1991.

património

O património edificado mais importante inclui o que resta do castelo (que pode remontar à ocupação dos visigodos), a igreja matriz (quinhentista, com retábulo renascentista e pintura maneirista), a capela de São Mateus e várias capelas românicas e manuelinas integradas em moradias, o pelourinho (manuelino), o cruzeiro, a igreja da Misericórdia e o paço dos duques de Cadaval, em Vila Nova de Anços.

história

Povoação muito antiga, foi palco de prolongadas lutas entre cristãos e muçulmanos, que só terminaram com a posse definitiva pelos cristãos, no século XII.

Teve foral do conde D. Henrique em 1111.

Pertenceu à ordem do Templo.
14 photos · 9,083 views