PENACOVA
Penacova

Município português, pertencente ao distrito de Coimbra, compreendendo 11 freguesias (Carvalho, Figueira de Lorvão, Friúmes, Lorvão, Oliveira do Mondego, Paradela, Penacova, São Paio de Mondego, São Pedro de Alva, Sazes do Lorvão e Travanca do Mondego). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 16 700 residentes para uma área bruta de 220 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -10%.

A economia municipal assenta na agro-pecuária, silvicultura, indústria alimentar, destacando-se ainda o papel da administração local.

Localizada na margem direita do rio Mondego, a nordeste da cidade de Coimbra, a vila de Penacova é sede de município e registava uma população de cerca de 500 residentes em 1991.

património

O património edificado mais importante inclui o cruzeiro (do século XVII), a igreja paroquial, as capelas da Senhora do Monte Alto e de Nossa Senhora da Guia. O rio Mondego e a serra do Buçaco constituem os elementos mais significativos do património natural.

história

Já existem referências relativas à povoação no século X. Viria a ser repovoada por ordem de D. Sancho I, que para isso lhe concedeu foral em 1192. Recebeu foral novo de D. Manuel I em 1513.
48 photos · 8,986 views