PORTIMÃO
Portimão

Município litoral português, pertencente ao distrito de Faro, compreendendo 3 freguesias (Alvor, Mexilhoeira Grande e Portimão). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 38 800 residentes para uma área bruta de 179 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de 61%.

A economia municipal assenta na pesca, agro-pecuária, silvicultura, indústria alimentar e no turismo (restauração e hotelaria), destacando-se ainda o papel da administração local.

Localizada na margem direita do estuário do rio Arade, a sudoeste da cidade de Silves e a nordeste da cidade de Lagos, a cidade de Portimão é sede de município e registava uma população de cerca de 16 800 residentes em 1991. O perímetro da cidade de Portimão circunscreve-se à freguesia homónima.

património

O património edificado mais significativo inclui o forte de Santa Catarina (do reinado de D. João III), a igreja matriz (de raiz gótica, reconstruída após o terramoto de 1755), o colégio dos Jesuítas (do século XVII) e alguns vestígios da ocupação romana. O litoral atlântico e o rio Arade constituem os elementos mais significativos do património natural.

história

Sabe-se que foi ocupada pelos romanos e pelos mouros, mas por aqui terão passado fenícios e cartagineses também.

Recebeu foral de D. Manuel I, em 1504, e foi elevada a vila por foral de D. José I, em 1773. É cidade desde 1924.
248 photos · 38,230 views