OLIVEIRA DO HOSPITAL
Oliveira do Hospital

Município português, pertencente ao distrito de Coimbra, compreendendo 21 freguesias (Aldeia das Dez, Alvoco das Várzeas, Avô, Bobadela, Ervedal, Lagares, Lagos da Beira, Lajeosa, Lourosa, Meruge, Nogueira do Cravo, Oliveira do Hospital, Penalva de Alva, São Gião, São Paio de Gramaços, São Sebastião da Feira, Santa Ovaia, Seixo da Beira, Travanca de Lagos, Vila Franca da Beira e Vila Pouca da Beira). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 22 600 residentes para uma área bruta de 234 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -14%.

A economia municipal assenta sobretudo na silvicultura, agro-pecuária, indústria alimentar e também no turismo (restauração e hotelaria), destacando-se ainda o papel da administração local.

Localizada relativamente próximo do Parque Natural da Serra da Estrela, a sudeste da cidade de Tondela e a sudoeste da cidade de Seia, a cidade de Oliveira do Hospital é sede de município e registava uma população de cerca de 2300 residentes em 1991. A cidade de Oliveira do Hospital tem o seu perímetro circunscrito à freguesia homónima.

património

O património edificado mais significativo inclui a igreja matriz (românico-gótica, com retábulo em pedra de Ançã), a igreja de Santa Ana e as capelas de São Brás e de Nossa Senhora das Neves (todas com imagens quatrocentistas), a capela de Nossa Senhora dos Anjos (barroca), os pelourinhos de Oliveira do Bairro, da Bobadela e de Avô (manuelino), o santuário de Nossa Senhora das Preces, em Aldeia das Dez. Os rios Alva e Mondego constituem os elementos mais significativos do património natural.

história

A origem da povoação perde-se no tempo como o comprovam os vestígios de ocupação pré-histórica. Pertenceu à ordem de Malta e teve foral em 1514, no reinado de D. Manuel I.
145 photos · 12,047 views
1