MIRA
Mira

Município litoral português, pertencente ao distrito de Coimbra, compreendendo 4 freguesias (Carapelhos, Mira, Praia de Mira e Seixo). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 13 300 residentes para uma área bruta de 123 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -1%.

A economia municipal assenta na pesca, agro-pecuária, indústria alimentar e no turismo (restauração e hotelaria), destacando-se ainda o papel da administração local.

Localizada a noroeste da cidade de Cantanhede, a sul da cidade de Aveiro e a norte da cidade da Figueira da Foz, a vila de Mira é sede de município e registava uma população de cerca de 2200 residentes em 1991.

património

O património edificado mais significativo inclui a igreja matriz, fundada em 1690 pelos Crúzios de Coimbra (apresenta alguma talha e alguns sectores revestidos a azulejos) e os palheiros (construções muito originais, na praia de Mira, utilizadas como habitação e guarida de animais). O seu extenso litoral constitui o elemento mais significativo ao nível do património natural.

história

Crê-se terem sido os romanos os primeiros a povoar a região. Mas o topónimo Mira é a corrupção de Mir ou Emir (Terra do Senhor), a designação que lhe foi atribuída pelos árabes.

No final do século XI já estava sob administração do Condado Portucalense. Em 1514, D. Manuel I outorgou-lhe foral.

Já no século XIX, foi muito afectada pelas invasões francesas e o concelho esteve agregado ao de Contanhede entre os anos de 1895 e 1898.
67 photos · 11,977 views