PINHEL
Pinhel

Município português, pertencente ao distrito da Guarda, compreendendo 27 freguesias (Alverca da Beira, Atalaia, Azevo, Bogalhal, Bouça Cova, Cerejo, Cidadelhe, Ervas Tenras, Ervedosa, Freixedas, Gouveia, Lamegal, Lameiras, Manigoto, Pala, Pereiro, Pinhel, Pínzio, Pomares, Póvoa de El-Rei, Safurdão, Santa Eufémia, Sorval, Souro Pires, Valbom, Vale de Madeira e Vascoveiro). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 12 700 residentes para uma área bruta de 480 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -37%.

A economia municipal assenta na agro-pecuária, comércio retalhista, destacando-se ainda o papel da administração local.

Localizada a nordeste da cidade da Guarda, a cidade de Pinhel é sede de município e registava uma população de cerca de 2400 residentes em 1991. O seu limite está circunscrito à freguesia homónima.

património

O património edificado mais significativo inclui o que resta do castelo (elementos góticos), o pelourinho (manuelino), a igreja de Santa Maria do Castelo (do século XIV), o que resta da antiga sé, as ruínas do convento de Santo António (do século XVIII), a igreja da Misericórdia (com elementos góticos e manuelinos), o solar dos Távoras, em Souto Pires, e o pelourinho de Alverca da Beira (quinhentista). A serra da Marofa e o rio Côa constituem os elementos mais significativos do património natural.

história

Povoação muito antiga (segundo alguns autores, fundada por volta de 5000 a.C.), esteve sob domínio muçulmano.

Terá recebido foral já do primeiro monarca, em 1179, depois de conquistada aos mouros. Recebeu também forais de Sancho I (data indeterminada) e foral novo de D. Manuel I em 1510.

Em 1770 foi bispado e elevada a cidade pelo rei D. José; deixou de ser cabeça de diocese em 1882.
62 photos · 8,045 views