ÓBIDOS
Óbidos

Município litoral português, pertencente ao distrito de Leiria, compreendendo 9 freguesias (A dos Negros, Amoreira, Gaeiras, Óbidos-Santa Maria, Óbidos-São Pedro, Olho Marinho, Sobral da Lagoa, Usseira e Vau). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 11 200 residentes para uma área bruta de 141 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -1%.

A economia municipal assenta nas actividades da agro-pecuária, silvicultura, indústria alimentar, comércio retalhista e turismo (restauração e hotelaria), destacando-se ainda o papel da administração local.

( ESTE SET CONTÉM 2 PÁGINAS

THIS SET CONTAINS 2 PAGES )



Localizada a sudoeste da cidade das Caldas da Rainha, a vila de Óbidos é sede de município e registava uma população de cerca de 900 residentes em 1991.

património

O património mais significativo inclui o castelo com as muralhas, o pelourinho, o convento das Dores e igreja da Ordem Terceira, o cruzeiro da Memória (manuelino), a igreja de Santa Maria (renascentista, com telas de Josefa de Óbidos e azulejos do século XVII), as igrejas da Misericórdia, de São Pedro (onde se encontra o túmulo de Josefa de Óbidos) e de São João (com fachada quinhentista), a capela de São Martinho (do século XIV, gótica) e o aqueduto (do século XVI). A lagoa de Óbidos, bem como todo o litoral atlântico constituem os elementos mais significativos do património natural.

história

Foi libertada do domínio muçulmano por D. Afonso Henriques, em 1148, e pertenceu à Casa da Rainha até meados do século XVIII. O castelo é obra de D. Dinis e as muralhas foram construídas por ordem do rei D. Fernando. Teve foral em 1513, concedido por D. Manuel I.
171 photos · 1 video · 32,506 views