PONTA DELGADA
Ponta Delgada

Município português pertencente à ilha de São Miguel (Região Autónoma dos Açores), compreendendo 22 freguesias (Arrifes, Bretanha, Candelária, Capelas, Covoada, Fajã de Baixo, Fajã de Cima, Fenais da Luz, Feteiras, Ginetes, Mosteiros, Ponta Delgada-Matriz, Ponta Delgada-São José, Ponta Delgada-São Pedro, Relva, Remédios, Rosto do Cão-Livramento, Rosto do Cão-Roque, São Vicente Ferreira, Santa Bárbara, Santo António e Sete Cidades). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 62 000 residentes para uma área bruta de 232 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -17%.

A economia municipal assenta na pesca, agro-pecuária, indústria de lacticínios, comércio retalhista, turismo (restauração e hotelaria), serviços públicos e privados (banca e seguros), destacando-se ainda o papel da administração local.
Localizada no litoral, a su-sudoeste da ilha de São Miguel, a cidade de Ponta Delgada é sede de município e registava uma população de cerca de 19 800 residentes em 1991. A cidade de Ponta Delgada tem os seus limites circunscritos às freguesias de Ponta Delgada-Matriz, Ponta Delgada-São José e Ponta Delgada-São Pedro.

património

O património edificado mais importante inclui a igreja matriz (do século XV), a sede da alfândega, os conventos da Conceição (actual sede do governo regional dos Açores), do Carmo e de Nossa Senhora da Esperança (setecentista), o antigo colégio dos Jesuítas, a igreja de São Mateus e as portas da cidade.

história

A povoação surgiu a partir de algumas póvoas piscatórias instaladas nos inícios do povoamento (meados do século XV) da ilha de São Miguel.

Em 1499 já era vila e também sede de concelho e, em 1546, o rei D. João III elevou-a à categoria de cidade.

Teve um papel de relativa importância nas guerras entre liberais e absolutistas.

Foi em Fajã de Cima (1582), que se refugiou D. António, prior do Crato, após a crise da sucessão ao trono que deu origem ao domínio Filipino em Portugal.

Foi terra natal do poeta Antero de Quental.
114 photos · 3 videos · 39,081 views
1