VILA FRANCA DO CAMPO
Vila Franca do Campo

Município português pertencente à ilha de São Miguel (Região Autónoma dos Açores), compreendendo 5 freguesias (Água de Alto, Ponta Garça, Ribeira das Tainhas, Vila Franca do Campo-São Miguel e Vila Franca do Campo-São Pedro). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 11 100 residentes para uma área bruta de 78 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -24%.

A economia municipal assenta na pesca, agro-pecuária, indústria de lacticínios e comércio retalhista, destacando-se ainda o papel da administração local.

Localizada no litoral meridional da ilha de São Miguel, a vila de Vila Franca do Campo é sede de município e registava uma população de cerca de 4200 residentes em 1991.

património

O património edificado mais importante inclui a igreja matriz (do século XV, conserva a fachada gótica), a de São Pedro (que possui talha valiosa), e a capela de Nossa Senhora da Paz.

história

É uma das mais antigas povoações dos Açores, tendo sido criada por volta de 1444. O topónimo está em estreita relação com Vila Franca de Xira por dali ser natural Vaz Botelho, o fundador da povoação.

Foi a primeira vila do arquipélago, elevada a essa categoria por volta de 1472, e como tal foi a primeira capital da ilha de São Miguel.
30 photos · 1 video · 13,847 views