ANADIA
Anadia

Município português pertencente ao distrito de Aveiro, que se subdivide em quinze freguesias (Aguim, Amoreira da Gândara, Ancas, Arcos, Avelãs de Caminho, Avelãs de Cima, Mogofores, Moita, Óis do Bairro, Paredes do Bairro, Sangalhos, São Lourenço do Bairro, Tamengos, Vila Nova de Monsarros e Vilarinho do Bairro). Em termos demográficos, a população, em 1991, era de 28 800 residentes para uma área municipal bruta de 212 km2, e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -4%.

A economia assenta na actividade agrícola (famosa área agrícola da Bairrada) e na indústria da cerâmica. Ao nível do equipamento, é de referir a estância termal da Curia.

A vila de Anadia é sede de município e registava, em 1991, uma população de cerca de 2000 habitantes.

património

Em termos de património natural, salientam-se a Curia e a nascente de água férrea de Vale da Mó. Ao nível do património edificado, destacam-se a igreja Matriz e o paço dos marqueses da Graciosa.

história

A vila pertenceu ao mosteiro de Santa Cruz de Coimbra entre o século XII e o século XVI, tendo recebido foral de D. Manuel em 1514. Desde o reinado de D. João III, e até ao século XIX, foi pertença da Universidade de Coimbra.
24 photos · 22,365 views