MEALHADA
Mealhada

Município português, pertencente ao distrito de Aveiro, compreendendo 8 freguesias (Antes, Barcouço, Casal Comba, Luso, Mealhada, Pampilhosa, Vacariça e Ventosa do Bairro). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 18 300 residentes para uma área bruta de 118 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de 5%.

A economia municipal assenta na agro-pecuária, silvicultura, indústria alimentar e no turismo (restauração e hotelaria), destacando-se ainda o papel da administração local.

Localizada a norte da cidade de Coimbra e a sul da cidade de Águeda, a vila da Mealhada é sede de município e registava uma população de cerca de 2200 residentes em 1991.

património

O património mais significativo inclui as capelas de Santa Ana (do século XVIII, com retábulo setecentista), de São Sebastião (fundada no ano de 1621, com fachada do século XVIII) e de São João Evangelista, no Luso; a igreja de Pampilhosa do Botão e o Palácio-Hotel, no Buçaco (construído entre os finais do século XIX e princípios do século XX, é uma mescla de vários estilos — bizantino, românico, manuelino). No Buçaco está também localizado o Museu Militar. A serra do Buçaco constitui o elemento mais significativo do património natural.

história

Existem vestígios de fixação humana no Paleolítico e na época da romanização.

Aparece referenciada como Mealhada Má num documento de 1288; o adjectivo acabou por desaparecer do topónimo durante o século XVI.

O Buçaco foi palco, em Setembro de 1810, da derrota do invasor francês pelo exército luso-inglês comandado por Wellington.

Pouco depois, em 1836, a Mealhada passou a sede do concelho, até aí instalada em Vacariça — a Terra de Vacariça foi muito próspera durante a época medieval e recebeu foral de D. Manuel I em 1514.
114 photos · 1 video · 9,801 views
1