GUIMARÃES
Guimarães

Município português pertencente ao distrito de Braga, compreendendo 73 freguesias (Abração-São Tomé, Airão-São João Baptista, Aldão, Arosa, Atães, Azurém, Balazar, Barco, Briteiros-Salvador, Briteiros-Santa Leocádia, Briteiros-Santo Estêvão, Brito, Caldas de Vizela-São João, Caldas de Vizela-São Miguel, Caldelas, Calvos, Candoso-Santiago, Castelões, Conde, Costa, Creixomil, Donim, Fermentões, Figueiredo, Gandarela, Gémeos, Gominhães, Gonça, Gondar, Gondomar, Guardizela, Infantas, Infias, Leitões, Longos, Lordelo, Mascotelos, Mesão Frio, Moreira de Cónegos, Nespereira, Oleiros, Oliveira do Castelo, Pencelo, Pinheiro, Polvoreira, Ponte, Prazins-Santa Eufémia, Prazins-Santo Tirso, Rendufe, Ronfe, Sande-São Clemente, Sande-Vila Nova, Airão-Santa Maria, Souto-Santa Maria, Sande-São Lourenço, Selho-São Lourenço, Candoso-São Martinho, Sande-São Martinho, Guimarães-São Paio, Vizela-São Paio, Guimarães-São Sebastião, São Torcato, Selho-São Cristóvão, Selho-São Jorge, Serzedelo, Serzedo, Silvares, Souto-São Salvador, Tabuadelo, Tagilde, Urgezes, Vermil e Vizela-São Faustino). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 157 600 residentes para uma área bruta de 258 km2, e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de 36%.

A economia assenta na indústria alimentar, restauração, comércio grossista e retalhista, artes gráficas, construção civil e obras públicas, e na prestação de serviços sociais, privados e públicos. Ao nível do equipamento social, destaca-se a Universidade do Minho (Braga) e a unidade hospitalar.

Localizada a sudeste da cidade de Braga e a nordeste da cidade do Porto, a cidade de Guimarães é sede de município e registava uma população de cerca de 47 400 residentes, em 1991. A cidade de Guimarães circunscreve-se às freguesias de Aldão, Azurém, Costa, Creixomil, Fermentões, Gondar, Mascotelos, Mesão Frio, Oliveira do Castelo, Pencelo, Polvoreira, Candoso-Santiago, Selho-São Cristóvão, Selho-São Jorge, Selho-São Lourenço, Candoso-São Martinho, Guimarães-São Paio, Guimarães-São Sebastião, Silvares e Urguezes.

património

O património muito rico e vasto (Guimarães está entre as três cidades mais monumentais do País) inclui: o castelo (do século X); o Paço dos duques de Bragança (gótico, edificado no século XIV e restaurado em 1933); as igrejas de São Domingos (gótica, do século XIV), da Senhora da Oliveira (mandada reconstruir por D. João I, em agradecimento pela vitória na batalha de Aljubarrota) e de São Miguel do Castelo (românica, e onde D. Afonso Henriques terá sido baptizado); os antigos Paços do concelho (dos séculos XIV-XV); o convento de Santa Marinha (fundado pela rainha Mafalda no século XII); a via militar romana (que saía de Braga para Este); o castro de Sabroso; a citânia de Briteiros (considerada pré-céltica, século VI a.C.).

história

É considerada a cidade berço de Portugal por ter sido a capital do Condado Portucalense, que deu origem ao reino.

Já povoada em tempos remotos, foi escolhida como sede da Terra Portucalense, no século IX. O castelo foi edificado pela condessa Mumadona Dias, por volta do ano de 960, e restaurado, depois, pelo conde D. Henrique; nele terá nascido D. Afonso Henriques.

O primeiro foral conhecido data de 1128. Foi outorgado pouco depois de o futuro rei de Portugal ter vencido as forças leais a sua mãe, D. Teresa, no campo de São Mamede, assumindo de seguida o governo do condado. Teve novos forais de D. Afonso III (1254) e de D. Manuel I (1517).

Perdeu a categoria de capital para Coimbra, devido às vicissitudes da Reconquista, mas ainda assim foi palco de várias reuniões das cortes (por exemplo, em 1250, 1256 e 1288). E foi no lugar de Tagilde que ficaram definidos os termos da ainda em vigor Aliança com a Inglaterra, assinada no século XIV.

Guimarães apoiou o partido de Castela na crise de 1383-85 (Interregno) e seguiu o prior do Crato na crise da sucessão de D. Sebastião. Teve, depois, papel importante na Restauração e na resistência às invasões francesas.

Foi elevada a cidade por D. Maria II, em 1853.
193 photos · 24,701 views
1