ARGANIL
Arganil

Município português pertencente ao distrito de Coimbra, constituído por dezoito freguesias (Anseriz, Arganil, Barril de Alva, Benfeita, Celavisa, Cepos, Cerdeira, Coja, Folques, Moura da Serra, Piódão, Pomares, Pombeiro da Beira, São Martinho da Cortiça, Sarzedo, Secarias, Teixeira e Vila Cova de Alva). Em termos demográficos, a população, em 1991, era de 13 900 residentes, para uma área bruta de 328 km2, e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -28%.

A economia municipal assenta preponderantemente na silvicultura.

A vila de Arganil, que é sede de município, localiza-se na margem esquerda da ribeira de Folques, a 3 km da margem direita do rio Alva, a norte da serra da Lousã. Em 1991, residiam na vila cerca de 2000 habitantes.

património

Em termos de património edificado, salientam-se a capela de São Pedro (românico-gótica), a igreja Matriz (do século XVI) e a igreja da Misericórdia (século XVII).

história

Segundo a tradição, esta vila terá sido uma cidade romana de nome Argos. Foi doada por D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, ao bispado de Coimbra, o qual lhe concedeu foral em 1114. A vila recebeu mais tarde novo foral manuelino.
77 photos · 21,829 views