ALANDROAL
Alandroal

Município português fronteiriço, pertencente ao distrito de Évora, composto por seis freguesias (Alandroal-Nossa Senhora da Conceição, Capelins-Santo António, Juromenha-Nossa Senhora do Loreto, São Brás dos Matos-Mina do Bugalho, Santiago Maior e Terena-São Pedro). Em termos demográficos, a população, em 1991, era de 7300 residentes para uma área bruta de 545 km2, e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -39%.

A economia municipal é essencialmente agro-pecuária e silvícola e a região possui recursos minerais de ferro e cobre.

A vila de Alandroal localiza-se na margem direita do rio Guadiana, a nordeste da cidade de Évora e a sudeste da cidade de Estremoz. A vila de Alandroal é sede de município e registava uma população, em 1991, de cerca de 1400 residentes.

património

Ao nível do património natural, o destaque vai para o rio Guadiana com as suas azenhas de rio. Os elementos mais significativos do património edificado são o castelo (monumento nacional, construído no reinado de D. Dinis), a igreja Matriz (século XVI) e a igreja da Santa Casa da Misericórdia.

história

Em 1486, a vila recebeu foral de D. João II, confirmado mais tarde, em 1514, por D. Manuel. A ordem de Avis foi donatária de Alandroal.
125 photos · 29,760 views
1