AGUIAR DA BEIRA
Aguiar da Beira

Município português pertencente ao distrito da Guarda, composto por treze freguesias (Aguiar da Beira, Carapito, Cortiçada, Coruche, Dornelas, Eirado, Forninhos, Gradiz, Pena Verde, Pinheiro, Sequeiros, Souto de Aguiar da Beira e Valverde). Em termos demográficos, a população, em 1991, era de 6700 residentes para uma área bruta de 199 km2, e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -34%.

A economia assenta na agro-pecuária, exploração de minas de urânio e águas termais.

A vila de Aguiar da Beira é sede de município, e registava, em 1991, uma população de cerca de 900 residentes.

património

O património edificado mais importante inclui o poço com ameias, o pelourinho manuelino, o santuário da Senhora da Lapa e a torre do relógio.

história

Em 1120 recebeu foral de D. Teresa, mãe de D. Afonso Henriques, mais tarde confirmado por D. Afonso II e D. Urraca, e reformado por D. Afonso III. No início do século XVI, D. Manuel concedeu novo foral. Segundo alguns autores, existiu um convento da ordem de São Bento, perto de Sismeiro, no local da actual capela de Nossa Senhora do Mosteiro; em 1600, os jesuítas tomaram o convento que, com a expulsão destes, passou para o domínio dos bispos de Viseu. Onde hoje se ergue a capela de Nossa Senhora do Castelo, existiu um castelo edificado pelos romanos.
47 photos · 39,502 views