MÊDA
Meda

Município português, pertencente ao distrito da Guarda, compreendendo 16 freguesias (Aveloso, Barreira, Carvalhal, Casteição, Coriscada, Fonte Longa, Longroiva, Marialva, Meda, Outeiro de Gatos, Pai Penela, Poço do Canto, Prova, Rabaçal, Ranhados e Vale Flor). Em termos demográficos, a população, em 1991, era constituída por cerca de 7400 residentes para uma área bruta de 292 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -40%.

A economia municipal assenta na agro-pecuária e na indústria alimentar, destacando-se ainda o papel da administração local.

Localizada a sul-sudoeste de Vila Nova de Foz Côa, a cidade de Meda é sede de município e tinha uma população de cerca de 2100 residentes em 1991.

património

O rio Côa constitui o elemento mais significativo ao nível do património natural.

O património mais significativo inclui a torre do relógio (antiga torre de vigia, provavelmente de um castelo), a igreja matriz (fundada no século XVI), o pelourinho (quinhentista), a fonte do Espírito Santo, o solar das Casas Novas (barroco); em Longroiva, a ponte romana e as ruínas do castelo; em Marialva, o pelourinho e as ruínas romanas; em Prova, gravuras rupestres e as ruínas de antas; o pelourinho e a ponte românica, em Aveloso.

história

Meda é uma povoação muito antiga, como o comprovam os vestígios de épocas remotas existentes no município.

Foi zona de alguma importância estratégica e recebeu foral manuelino em 1519. O actual concelho foi criado em 1852.
37 photos · 8,481 views