BOMBARRAL
Bombarral

Município português, pertencente ao distrito de Leiria, composto por cinco freguesias (Bombarral, Carvalhal, Pó, Roliça e Vale Covo). Em termos demográficos, a população, em 1991, era de 12 700 residentes para uma área bruta de 91 km2, e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de -16%.

A agricultura e a pecuária constituem a principal base económica do município, assim como a destilação (álcool e licores), a produção de loiças e algumas indústrias metalomecânicas.

A vila do Bombarral localiza-se a norte de Lisboa e a sudoeste da cidade de Leiria, na margem esquerda do rio Real. A vila é sede de município, e registava uma população, em 1991, de cerca de 3400 residentes.

património

Ao nível do património edificado, salientam-se o palácio dos Gorjões (quinhentista), a igreja da Madre de Deus, a ermida de São Brás e, na freguesia de Roliça, o solar da família Melo e Castro.

história

O povoamento do Bombarral remonta ao século XII. No século XVI era uma granja do mosteiro de Alcobaça. Em 1914, foi constituído como concelho, tendo a sua sede ascendido a vila.
203 photos · 1 video · 16,451 views
1 3