new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Choquinha do Tapajós - Myrmotherula klagesi - Klages's Antwren | by Thiago Orsi
Back to photostream

Choquinha do Tapajós - Myrmotherula klagesi - Klages's Antwren

A referência ao Tapajós vem da localidade onde os primeiros exemplares foram observados e para qual a espécie foi descrita há quase cem anos. Permaneceu escondida até o fim do século passado, quando foi redescoberta um tanto a oeste, no Rio Negro. É uma espécie endêmica do Brasil, e especialista nas florestas de várzea, principalmente em ilhas, na porção central da Amazônia, com ocorrência nos Rios Solimões, Amazonas, Purus, Madeira, Negro e Branco.

 

Muito parecida com as outras espécies do gênero, que apresentam o padrão listrado em preto e branco (M. cherriei, M. multostriata, M. surinamensis). Todos essas ocorrem mais ou menos na mesma região, mas predominantemente em habitats diferentes, embora todos vinculados à presença de água. São melhor diferenciadas pela voz, mas esta é a única que apresenta apenas 10 penas na cauda (em vez de 12 nas outras). Isso não pode ser visto facilmente em campo, de modo que outras diferenças tão sutis quanto talvez ajudem, como a

grossura das listras e o tamanho do bico.

 

Vive aos pares na copa e no sub-bosque superior, junto também de outras espécies nos bandos mistos de várzea. Sua voz, que foi a responsável pela sua redescoberta, é a chave para encontrá-la.

 

Foto feita em uma ilha no baixo Rio Branco, extremo sudoeste de Roraima, onde somente nos últimos 10 anos essa espécie tem sido melhor documentada.

 

Conheça mais espécies de aves especialistas nas várzeas amazônicas em: Aves da Várzea - Várzea Birds

1,281 views
7 faves
1 comment
Taken on October 5, 2012