new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores | by Rodrigo_Soldon
Back to group

Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores

A Igreja de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores localiza-se na tradicional rua do Ouvidor, entre as ruas do Mercado e Primeiro de Março, no centro histórico da cidade e estado do Rio de Janeiro, no Brasil.

 

Remonta a um pequeno oratório, erguido em 1743 por comerciantes e moradores da área na esquina de uma casa no trecho em frente à rua da Cruz (atrás da atual Igreja de Santa Cruz dos Militares), sob a invocação de Nossa Senhora da Lapa dos Mercadores.[1] Poucos anos mais tarde, a 20 de junho de 1747, esses comerciantes reuniram-se e constituiram uma irmandade para a edificação de um templo em sob invocação de Nossa Senhora da Lapa, também conhecida por "Igreja dos Mercadores".

 

A Provisão-régia para a sua edificação foi expedida a 4 de novembro do mesmo ano e, em dezembro seguinte, foram lançadas as fundações do templo. As obras progrediram rápidamente, de modo que, a 6 de agosto de 1750, era consagrada a parte do templo pronta para o culto. De 1753 a 1755, os trabalhos prosseguiram até à sua conclusão. A decoração interna ficou pronta em 1766.

 

Na segunda metade do século XIX, entre 1869 a 1879, o templo sofreu extensas obras de remodelação.

 

Quando da eclosão da Segunda Revolta da Armada brasileira, um tiro disparado pelo encouraçado Aquidabã no dia 25 de setembro de 1893, atingiu a torre sineira desta igreja, derrubando a estátua da Religião, que, apesar da queda de mais de vinte e cinco metros de altura, sofreu poucos danos, sendo o fato considerado milagroso à época. Tanto a estátua quanto o projétil que a atingiu encontram-se hoje expostas na sacristia. Na torre, mais tarde, foi instalado o primeiro carrilhão da cidade, anterior ao da Igreja de São José.

===============================================================

  

The Church of Nossa Senhora da Lapa Merchant located in the traditional Ouvidor Street, between Market and First streets in March, in the historic city and state of Rio de Janeiro, Brazil.

 

It goes back to a small chapel, erected in 1743 by merchants and residents of the area at the corner of a house in the passage across the street from the Cross (behind the present Church of the Holy Cross of the Military), under the invocation of Nossa Senhora da Lapa Merchant [1]. a few years later, on June 20, 1747, these merchants met and formed a brotherhood to the building of a temple under the invocation of Nossa Senhora da Lapa, also known as "Church of the Merchants."

 

The Provision regia for its erection was issued on 4 November of that year and in December following, have laid the foundations of the temple. The work progressed rapidly, so that the August 6, 1750, was consecrated to the temple ready for worship. From 1753 to 1755, work continued to completion. The interior decoration was completed in 1766.

 

In the second half of the nineteenth century, from 1869 to 1879, the temple underwent extensive refurbishment.

 

When the outbreak of the Second Revolt of the Brazilian Navy, a shot fired by the battleship Aquidabã on September 25, 1893, struck the bell tower of this church, knocking down the statue of Religion, which, despite a drop of more than twenty-five feet time, suffered little damage, and the fact at the time considered miraculous. Both the statue and the bullet that hit are now exposed in the sacristy. In the tower, was later installed the first chime of the city, prior to the Church of St. Joseph

17,048 views
12 faves
108 comments
Taken on February 14, 2012