flickr-free-ic3d pan white

Lagoa Rodrigo de Freitas

Rio de Janeiro Brasil

 

Inicialmente habitada pelos índios tamoios, que a denominavam como Piraguá (água parada) ou Sacopenapan (caminho dos socós), com a fixação do colonizador houve o estabelecimento da lavoura de cana-de-açúcar na região, passou a ser conhecida como Lagoa de Amorim Soares, proprietário de terras às suas margens no início do século XVII. Em 1609, sendo essas terras vendidas para o seu genro, Sebastião Fagundes Varela, passou a se denominar Lagoa do Fagundes. Este latifundiário, ampliou as suas propriedades na região, de maneira que, em torno de 1620, já era proprietário de todas as terras que se estendem dos atuais bairros de Humaitá até o Leblon.

 

Em 1702, a sua bisneta, Petronilha Fagundes, então com 35 anos de idade, casou-se com o jovem oficial de Cavalaria Português, Rodrigo de Freitas de Carvalho, então com apenas 18 anos de idade, que deu o seu nome à lagoa. Viúvo, Rodrigo de Freitas retornou a Portugal em 1717, onde veio a falecer em 1748.

 

A região permaneceu em mãos de arrendatários, sem grande expressão até ao início do século XIX, quando, com a chegada da Família Real Portuguesa em 1808, o Príncipe-Regente desapropriou o Engenho da Lagoa para construir no local uma fábrica de pólvora e instalar o Real Horto Botânico (atual Jardim Botânico do Rio de Janeiro).

 

A lagoa representa atualmente uma das principais atrações turísticas da capital Rio de Janeiro. E é conhecida como "O Coração do Rio de Janeiro". O bairro Lagoa recebe sua denominação devido à Lagoa Rodrigo de Freitas. É um bairro de classes média-alta e alta e possui um dos maiores IDH do país.

 

______________________________

 

Lagoa Rodrigo de Freitas, mostly known as "Lagoa", is a lake and district in the Lagoa, Zona Sul (South Zone) of Rio de Janeiro, surrounded by the districts of Ipanema, Leblon, Gávea, Jardim Botânico, Copacabana, Botafogo, and Humaitá.

 

The Lake attracts quite a number of visitors during the Christmas holidays due to its famous and gigantic Christmas Tree, which is built over a floating platform that moves around the lagoon.

 

______________________________

Le lagoa Rodrigo de Freitas (« lac Rodrigo de Freitas » en français) est une étendue d'eau saléee située dans la zone sud de la ville de Rio de Janeiro au Brésil. Il s'agit probablement d'un ancien bras de mer dont la liaison avec l'océan Atlantique a été coupée.

 

Il est aujourd'hui utilisé pour la pratique de sports d'eau, comme l'aviron, ou simplement pour les loisirs

 

6,077 views
10 faves
19 comments
Taken on August 15, 2007