new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Pasmadinhos de Setubal. | by SirLuso65
Back to photostream

Pasmadinhos de Setubal.

Os “Pasmadinhos de Setúbal” são réplicas gigantes das peças de cerâmica da Coleção Maria Pó que salpicam de cor o Parque do Bonfim.

 

São 10. O número é redondo como a forma. Os “Pasmadinhos” são já incontornáveis na cidade e a companhia perfeita para uma selfie. Estas peças de arte urbana foram concebidas por Elsa Rodrigues e Jacek Piatkiewicz em cerâmica. As esculturas, com três metros de altura, foram depois reproduzidas por Hélder Silva.

 

As cores são intensas e os bonecos têm um ar pândego. A maioria presta homenagem a figuras ou ícones da cidade. Lá estão os ilustres setubalenses Bocage, Luísa Todi e Frei Martinho (Frade Arrábido), mas também a Maria Baía, a lembrar os laranjais, a Dona Vinha que evoca os vinhos da região e o Descarregador de Peixe que destaca a forte ligação ao mar. Na passerelle do Bonfim desfila ainda a Miss Livramento, em honra do mercado e a Lavadeira de Azeitão, que personifica as mulheres que ensaboavam e esfregavam a roupa nos lavadouros de outros tempos. Pelo jardim passeia-se o Observador de Aves, criado a propósito da oitava edição do Observanatura, um evento de turismo de natureza, e ouvem-se os cânticos d’O Vitoriano, adepto ferrenho do clube da cidade, que incorpora todos os atletas e sócios do Vitória Futebol Clube.

442 views
14 faves
4 comments
Taken on January 3, 2021