Faixas da campanha #EscolasFechadasVidasPreservadas
Dentro da campanha #EscolasFechadasVidasPreservadas, que defende a vida e a saúde da comunidade escolar em primeiro lugar, o Simpa disponibilizou faixas para fixação nas escolas da Rede Municipal de Porto Alegre. Já foram entregues 38 faixas para instalação em frente às unidades de ensino.

Neste momento de pandemia, em que não há protocolos de segurança sanitária possíveis de serem seguidos com eficácia pelas escolas, o Simpa defende que as escolas permaneçam fechadas. O Sindicato integra o Comitê Popular Estadual de Acompanhamento da Crise Educacional no RS e participou ativamente na divulgação e debate da pesquisa “Educação na Pandemia da COVID-19”.

A pesquisa, realizada pelo Comitê em conjunto com a Associação Mães e Pais pela Democracia, envolveu mais de 2 mil pessoas da cidade de Porto Alegre, entre os dias 23 e 28 de julho, através de um questionário online, ajudando a revelar as desigualdades no tratamento ao tema da educação durante a pandemia.

Nas redes sociais, foram disponibilizadas mensagens de alerta da campanha: “Retornar é colocar em risco a vida de toda a população”, “Nossas vidas importam!” e “Cuidar da vida é o maior tema de casa”.

Repudiamos a postura da gestão Marchezan, que mesmo em situação de pandemia, não dialoga com as comunidades escolares na perspectiva de construir alternativas concretas para o enfrentamento ao período e dos cuidados necessários.

As trabalhadoras e os trabalhadores em educação estão fazendo a sua parte em defesa das vidas de toda a comunidade escolar, trabalhando mais do que em situação de normalidade, na preparação de atividades não presenciais para seus alunos, distribuindo alimentos, cobrando ações efetivas dos governos para que a população tenha o direito à Educação Pública garantido e, mais do que tudo, a vida preservada.
19 photos · 2 views