III Semana de Música Antiga
A III Semana de Música Antiga da UFMG: do mysterium eloquente (Minas Gerais, 02 a 11 de setembro) visa possibilitar o intercâmbio entre a teoria e a prática – duas áreas vitais para o exercício musical – através da apresentação de palestras, mesas redondas e comunicações de pesquisa, assim como da realização de concertos e cursos de práticas interpretativas calcados na interpretação historicamente fundamentada. O tema desta edição, “do mysterium eloquente”, pretende provocar a reflexão e também a experiência estética, através de concertos temáticos de alto nível, dos multifacetados conceitos e experiências do mysterium, ou seja, da relação do ser humano com o infinito – o sagrado, o transcendente, o mágico! – e suas representações respectivas no universo da arte e da cultura ocidental, dos séculos VI ao XVIII.

No evento, serão realizados concertos gratuitos em Belo Horizonte, Ouro Preto, Congonhas e Sabará, aulas/masterclasses de interpretação histórica (violino barroco, viola da gamba, violoncelo barroco, alaúde, flauta doce, traverso, cravo, órgão, canto barroco, sacabuxa, fagote barroco, oboé barroco e dança barroca), palestras, debates em formato mesa redonda e diversas comunicações de pesquisa sobre o tema central do evento (“do mysterium eloquente”). Essas atividades serão ministradas por artistas e pesquisadores de renome internacional.

O objetivo é criar conexões entre diversas áreas de reflexão dentro do universo da música antiga, promovendo o encontro entre profissionais, estudantes e público, expandindo o conhecimento, fomentando a criação de platéias e estimulando a produção de repertórios, por meio da atualização de artistas e educadores e de oportunidades para uma apreciação musical contextualizada.
73 photos · 689 views