FESTA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE E PEREGRINAÇÕES - LAUNDOS - PÓVOA DE VARZIM
O Santuário de Nossa Senhora da Saúde, situado na freguesia de Laundos, concelho da Póvoa de Varzim, é anualmente palco de três eventos marianos importantes:
1º - No dia 13 de Maio, a imagem de Nossa senhora da Saúde é levada numa viatura dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim, com numeroso acompanhamento automóvel, até à igreja matriz da cidade, onde permanece até ao último Domingo do mês de Maio.
2º - No último Domingo do mês de Maio, no fim da Missa das sete horas e meia, inicia-se a grandiosa peregrinação, com início na igreja matriz da Póvoa de Varzim e terminando no Santuário de Nossa Senhora da Saúde, em Laundos, onde à chegada é celebrada solene Missa campal, normalmente presidida pelo Arcebispo de Braga ou por um dos seus Bispos auxiliares.
Como é tradição nestas romarias poveiras, muitas pessoas levam velas altas e/ou figuras de cera como ex-votos, e é grande o número das que fazem o percurso descalças.
3º - A Festa de Nossa Senhora da Saúde, com procissão pelas ruas da freguesia de Laundos. É no primeiro Domingo de Agosto. Aqui também há pessoas que, como cumprimento de promessas, vão «amortalhadas», isto é, envergando uma espécie de camisa comprida feita de tule ou outro tecido semi-transparente, evocando os panos ou vestidos com que noutros tempos se ataviavam os defuntos.
Também há quem faça o percurso da procissão de joelhos.
Nesta procissão também se incorporam muitos figurados alegóricos, cada vez mais interpretados por adultos e até mesmo idosos.
Desejo-vos uma boa visita a este álbum!
138 photos · 4,697 views
1