flickr-free-ic3d pan white

D. Pedro I - Praça Tiradentes - Rio de Janeiro

PRAÇA TIRADENTES

 

O nome Praça Tiradentes é porque nas proximidades desta Praça que Tiradentes, mártir da independência brasileira, foi executado, por morte de forca, mais ou menos na esquina da rua Senhor dos Passos com a avenida Passos, a mando da Rainha D. Maria I, avó de D. Pedro I que esta sendo homenageado neste monumento.

 

O que acaba sendo uma discrepância revoltando alguns historiadores, como um amigo aqui do Flickr que veio de Minas para conhecer o Rio e o levei neste local.

 

Mas não podemos esquecer tambem, que D. Pedro I acabou concluindo por motivações diferentes o que Tiradentes tentou e não consegui.

 

O que podemos ter certeza é que se o movimento da Inconfidencia Mineira tivesse exito, talvez o Brasil seria hoje um punhado de pequenas republicas como aconteceu com a America Latina colonizada pelos Espanhois, se o Brasil é hoje a Grande nação que é foi Graças a D. Pedro I e D. Pedro II.

 

Lembrando que D. Pedro I é o D. Pedro IV de Portugal que amou tanto o Brasil como Portugal e acabou sendo conhecido como o libertador de ambas nações.

 

Mas voltando a Praça Tiradentes em 1821 o príncipe-regente, D. Pedro de Alcântara, jurou fidelidade à Constituição Portuguesa então em elaboração na sacada do Real Teatro São João (onde hoje se localiza o Teatro João Caetano), na imediação da praça, razão pela qual ela adquiriu o nome de Praça da Constituição.

 

Em seu centro foi inaugurada em 1862 a estátua equestre de D. Pedro I, com projeto de João Maximiano Mafra, executado pelo escultor francês Louis Rochet a mando do imperador Pedro II do Brasil. Em 1865, a praça recebeu mais quatro estátuas, em estilo clássico, representando as quatro virtudes das nações modernas: a Justiça, a Liberdade, a União e a Fidelidade,[2] em ferro fundido, da Fundição Val d'Osne.

 

Em 1872 nela foi inaugurado o "Theatre Franc-brésiliene", atual Teatro Carlos Gomes. Em 1890, a praça adquiriu o seu atual nome, em comemoração ao centenário da morte de Tiradentes (fonte: wikipedia)

 

A Praça segundo um debate da associação de comerciantes e amigos da Praça Tiradentes e do centro, passou por uma reforma meio duvidosa ano passado, não foram capazes de fazer uma limpeza no Monumento, segundo informações a equipe que iria fazer a restauração do monumento, estava fazendo na epoca da reforma da praça, a restauração do Monumento do General Osorio na Praça XV, so que la passou e Pedro I esta la cheio de caca de pombo ate hoje.

 

Eu já estou para publicar essas fotos algum tempo, mas ja que estamos na Vespera de 7 de Setembro, Dia da Independencia do Brasil, achei Justo trazer esses dois personagens.

Um como "Praça" e outro como "Monumento", qualquer dia publico outra foto dando mais detalhes deste que acho ser um dos monumentos mais bonitos do Centro do Rio

 

Foto: Monumento de D. Pedro I - Praça Tiradentes - Rio de Janeiro - Brasil

 

 

According to Law 9.610/98, it is prohibited the partial or total commercial reproduction without the previous written authorization of the author (article 29). ® All rights are reserved.

 

Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial ou não sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). ® Todos os direitos reservados.

6,856 views
27 faves
96 comments
Taken on October 6, 2011