new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Bachianas Brasileiras Nº 5 - Praia de Itaipu - Niteroi - Rio de Janeiro | by .**rickipanema**.
Back to group

Bachianas Brasileiras Nº 5 - Praia de Itaipu - Niteroi - Rio de Janeiro

No Encerramento dos Jogos Olimpicos de Londres, o que mais gostei foi que mostraram que o Brasil e o Rio de Janeiro é muito mais que só samba, temos tambem outras musicas, como Bossa e ate Erudita, assim como cantoras que não precisam ficar nua para tirar a atenção do que realmente conta em uma cantora.

 

Apesar de ser uma das mais populares obras de Villa Lobos, muitas pessoas mesmo aqui no Brasil desconheciam que produziamos musica classica que duram mais que "um amor de verão", como acontece em muitas musicas que não conseguem ser lembradas 06 meses depois do carnaval.

 

Eu tambem não sou muito chegado em ´todas musicas classicas, esta Aria de Villa Lobos é muito bonita, mas o importante é o respeito a opiniões e gostos diferentes das pessos e mostrar que no Brasil não só existe samba, pagode e axé, a vida não é apenas em uma só cor, pois essa diversidade de cores, sons é que deixa a coisa mais bonita e menos monotona

 

As Bachianas brasileiras são uma série de nove composições de Heitor Villa-Lobos escritas entre 1930 e 1945. Nesse conjunto, escrito para formações diversas, Villa-Lobos fundiu material folclórico brasileiro (em especial a música caipira) às formas pré-clássicas no estilo de Bach, intencionando construir uma versão brasileira dos Concertos de Brandemburgo. Esta homenagem a Bach também foi feita por compositores contemporâneos como Stravinski. Todos os movimentos das Bachianas, inclusive, receberam dois títulos: um bachiano, outro brasileiro.

 

São trechos famosos de Bachianas a Tocata (O Trenzinho do Caipira), quarto movimento das n° 2; a Ária (Cantilena), que abre as de n° 5; o Coral (O Canto do Sertão) e a Dança (Miudinho), ambos nas n° 4. (Wikipedia)

 

No encerramento a musica foi interpretada por Marisa Monte que apesar de não ter formação lirica emprestou seu Mezzo Soprano dando um toque Mpb neste lindo trecho da composiçao de Villa Lobos.

 

Marisa Monte não gosta e nem precisa aparecer em programas populares e de auditorio, assim como tambem não precisa mostrar as pernas e os gluteos para fazer sucesso. o sucesso vem daquilo que é primordial a uma cantora a VOZ.

 

Marisa de Azevedo Monte é uma cantora, compositora, instrumentista e produtora musical brasileira de música pop e samba. Marisa já vendeu mais de 10 milhões de álbuns e ganhou inúmeros prêmios nacionais e internacionais, incluindo três Grammy Latino, sete Video Music Brasil, nove Prêmio Multishow de Música Brasileira, cinco APCA e seis Prêmio TIM de Música. Marisa é considerada pela revista Rolling Stone Brasil como a maior cantora do Brasil. Ela também tem dois álbuns (MM e Verde, Anil, Amarelo, Cor-de-Rosa e Carvão) na lista dos 100 melhores discos da música brasileira.(wikipedia).

 

Clicando aqui podemos ver a Bachiana Nº 5 sendo interpretada por uma das mais belas Mezzosoprano do Mundo. Amal Brahim Djelloul

 

* Amigos desculpe o sumiço, mas eu não parei no fim de semana e hoje o dia foi muito corrido.

 

** Todas as fotos da sequencia estão abertas, pois já foram publicadas anteriormente

 

Foto: Garota de Itaipu - Niteroi - Rio de Janeiro - Brasil

 

According to Law 9.610/98, it is prohibited the partial or total commercial reproduction without the previous written authorization of the author (article 29). ® All rights are reserved.

 

Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial ou não sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). ® Todos os direitos reservados.

14,440 views
89 faves
166 comments
Taken on January 21, 2012