Igreja do Bom Jesus da Coluna - Baia de Guanabara - Rio

Sempre que atravessava a Ponte Rio - Niteroi e via essa pequena igreja comentava com quem estava comigo que tinha vontade de conhece-la, neste sabado houve a oportunidade de uma visita a esse Patrimonio Historico, onde apesar de ter um Vista tão proxima da grande Metropole que é o Rio, parece estar tambem parado no tempo, como se fosse uma vila distante de um grande Centro Urbano, totalmente desconhecida da grande maioria da população, mas aparentemente em breve essa situação ira mudar, com a construçao de um porto para barcos com turistas e revitalização da area.

 

Localizada na Ilha do Bom Jesus da Coluna, hoje area militar, ligada atraves de aterro a Ilha do Fundão a igreja tinha como data oficial de sua construção de 1705, mas na ultima restauraçao realizada em 2008, foi encontrado a inscriçao "1703" no portal de entrada, mudando entao a suposta data de sua edificação.

 

Debaixo do altar é possível encontrar a entrada para a Urna com os restos mortais dos proprietários da Ilha do Bom Jesus, tambem de Herois de diversas batalhas como o Brigadeiro Antonio de Sampaio morto em 1871 na Batalha do Tuiuti e tambem ali esteve o corpo embalsamdo do Marechal Manuel Luis Osorio - Marques de Herval, Junto à urna há um buraco por onde os padres fugiam quando perseguidos. Essa passagem liga a Igreja ao mar, mas hoje está fechada”

 

A Igreja constitui-se um remanescente de um Convento que a Ordem dos Franscicanos ali edificiou no inicio do Seculo XVIII

 

No Seculo XIX, o Principe Regente D. Joao, Devoto de São Francisco de Assis, por diversas vezes esteve na Ilha, realizando suas Devoções, mas tarde as dependencias do Convento funcionaram como Hospital

 

No contexto da Guerra da Tríplice Aliança, por determinação pessoal do Imperador Pedro II do Brasil, inspirado no Hôtel des Invalides em Paris, a partir de 1868, foram transformadas por decreto em Asilo para os Inválidos da Pátria.

 

O Asilo, inaugurado no dia de aniversário da Princesa Isabel, funcionou até 1976, tendo recebido militares, doentes e mutilados, que combateram não apenas naquele conflito, mas posteriormente na repressão de duas insurreições internas, a Guerra de Canudos e a Guerra do Contestado.

 

Foto : Igreja do Bom Jesus da Coluna - Baia de Guanabara - Rio de Janeiro - Brasil

 

According to Law 9.610/98, it is prohibited the partial or total commercial reproduction without the previous written authorization of the author (article 29). ® All rights are reserved.

 

Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial ou não sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). ® Todos os direitos reservados.

12,539 views
40 faves
164 comments
Taken on May 5, 2012