new icn messageflickr-free-ic3d pan white
Igreja da Penha - Rio de Janeiro - Brasil | by .**rickipanema**.
Back to album

Igreja da Penha - Rio de Janeiro - Brasil

Historia da Igreja da Penha

 

No início do século XVII o Capitão Baltazar de Abreu Cardoso ia subindo o penhasco para ver sua grande fazenda, quando derrepente aparece uma serpente enorme prestes a atacá-lo. Inerte, só, incapaz de se defender, acode-lhe uma visão e seus lábios irrompe uma invocação: " MINHA NOSSA SENHORA VALEI-ME". Nesse preciso momento surge um lagarto, inimigo extremo das cobras. Travou-se uma luta mortífera entre os dois animais. Baltazar não perdeu tempo e fugiu. Em agradecimento pela graça Baltazar constrói uma pequena ermida com a imagem de Nossa Senhora que passou a chamar-se Nossa Senhora da Penha por encontrar-se no alto do Penhasco.

Como à devoção de Nossa Senhora do Alto do Penhasco foi aumentando e cada vez mais ia aumentando o número de fiéis que visitavam a imagem de Nossa Senhora, uns para agradecer e outros para pedir a sua proteção e intercessão, foi criada uma Irmandade e ampliada a ermida no ano de 1728, sendo também construído um campanário onde ficavam colocados dois pequenos sinos, No ano de 1870 foi demolida a ermida e construído em seu lugar um novo templo: Uma Igreja com uma torre e novos sinos.

  

Historia da Escadaria da Penha

 

No ano de 1817 ia subindo as escadas um piedoso casal quando a esposa (Dona Maria Barbosa) comentou com o marido que iria pedir a Nossa Senhora da Penha para interceder por eles para que Deus lhes desse um filho, visto já estarem casados há alguns anos e não tinham a alegria de terem filhos. Dona Maria Barbosa pediu, confiou e prometeu. Prometeu que se tivesse um filho mandaria esculpir no duro granito do penhasco uma escadaria para facilitar o acesso dos devotos de Nossa Senhorada Penha ao Santuário. No ano seguinte o casal era presenteado com um lindo filhinho e no ano de 1819 a escadaria estava feita conforme a temos hoje. São 382 degraus. Mais ainda que os dias do ano.

 

Fonte: Irmandade Nossa Senhora da Penha de França

 

*******************************************************************************************************

  

Esta é mais uma foto esquecida aqui no Computador, não houve qualquer edição nesta foto, o ceu estava realmente nesta cor naquela hora, ela foi feita na epoca que a Brenda ainda era viva e me acordava de "madrugada" para ir no Quintal fazer suas necessidades, por isto fiz tantas fotos da Igreja da Penha naquela epoca.

 

As fotos da primeira e segunda sequencia foram feitas aqui na area de serviço da minha casa, e todas as fotos das sequencias estão abertas, pois ja foram postadas anteriormente.

 

Foto: Igreja Nossa Senhora da Penha - Rio de Janeiro - Brasil

 

 

According to Law 9.610/98, it is prohibited the partial or total commercial reproduction without the previous written authorization of the author (article 29). ® All rights are reserved.

 

Conforme a Lei 9.610/98, é proibida a reprodução total e parcial ou divulgação comercial ou não sem a autorização prévia e expressa do autor (artigo 29). ® Todos os direitos reservados.

 

** O Raphael Zanetti fez um comentario e eu aproveitei para comentar sobre o que vi e que me divertiu muito pela manha, ahhh se soubesse. hahaha

7,544 views
118 faves
202 comments
Taken on January 22, 2010