new icn messageflickr-free-ic3d pan white

Adult Content

You must be signed in to see this content. Sign in

Back to photostream

Ponte de Todos (Ponte Newton Navarro)

Natal, Rio Grande do Norte.

 

A Ponte de Todos - Newton Navarro (mais conhecida popularmente como Ponte Forte-Redinha) está localizada na cidade de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Ela liga os bairros da Zona Norte de Natal e os municípios do litoral norte do estado, aos bairros da Zona Sul de Natal e do litoral sul, além de outras regiões da cidade passando pelo Rio Potenji. Devido a sua altura e imponência, logo virou atração turística.

 

A principal finalidade é a desobstrução do tráfego da Ponte de Igapó, melhorar o acesso ao futuro Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante — maior aeroporto da América Latina — e a novos empreendimentos que vem se instalando na região norte, além de facilitar e aumentar o fluxo de turistas no litoral norte e facilitar a saída dos moradores da Zona Norte para os bairros do centro da cidade e outras zonas da capital.

 

O seu nome homenageia Newton Navarro, um importante artista potiguar.

 

A ponte, cujo trecho estaiado foi projetado pelo engenheiro italiano Mario de Miranda, possui cerca de 1,8 km de extensão dos quais cerca de 500 metros são sustentados por cabos de aço presos a dois blocos centrais de 110 metros de altura, e o restante sustentado por vãos convencionais. A ponte tem uma iluminação cênica e rodoviária, além de uma curva de quase 90º na descida no sentido Zona Norte-Centro (litoral norte-litoral sul), o que implica na instalação de redutores de velocidade.

3,223 views
30 faves
85 comments
Taken on December 18, 2009