Oficina de Estamparia em S. Miguel dos Milagres, Alagoas, Brasil
Estampando São Miguel dos Milagres

Em Maio deste ano, iniciamos uma frutífera parceria com as designers Bete Paes e Joana Lira.

A parceria nasceu de um sonho de Joana (fã de carteirinha de S. Miguel!), Jessy e Tsachi (proprietários da Amendoeira) e Gil (artesão e garçom da pousada) de incentivar a atividade artesanal da região como meio de vida sustentável e geração de renda para jovens e mulheres da comunidade.

Deste sonho, surgiu a primeira oficina de estamparia, ministrada por Bete e Joana (e organizada por nós da Amendoeira) entre os dias 2 a 6 de Maio de 2011.
Neste primeiro módulo da oficina, que contou com 15 participantes, dentre eles jovens e mulheres dos povoados do Toque, Porto da Rua e Tatuamunha, foi introduzida a técnica de estamparia com estêncil para a criação de produtos artesanais com identidade própria e com design de qualidade.

O produto final desta primeira oficina está, não só estampado em belíssimos jogos americanos e ecobags, mas também nos sorrisos de 15 novos artesãos.
Desde então, cada um introduziu, de sua maneira, a estamparia ao seu cotidiano: seja criando e comercializando novos produtos, introduzindo a técnica em artesanato que já elaboravam ou estampando as suas próprias casas.
O grupo já foi convidado pela prefeitura de S. Miguel dos Milagres a pintar o auditório municipal e atualmente alguns participantes estão abrindo um atelier e lojinha no Povoado do Toque.

Confira: as fotos da oficina em nosso álbum de fotos!

Faça parte: Para saber mais, contribuir e participar de nossos projetos, dividir as suas idéias e opiniões e receber informações sobre as próximas oficinas, por favor entre em contato conosco pelo email: info@amendoeira.com.br
40 photos · 333 views