Moliceiros
O Barco Moliceiro

O barco moliceiro ou simplesmente moliceiro é um tipo de embarcação destinado à colheita e transporte de moliço e outra vegetação existente na ria.
A apanha do moliço foi primitivamente exercida pelos agricultores. Mais tarde criou-se a profissão de moliceiro que passou a ser fornecedor do agricultor em virtude da expansão agrícola que exigia maior produtividade.
O moliço é utilizado como fertilizante na transformação dos terrenos arenosos e improdutivos, em excelentes terras de cultura.
O moliço está no entanto em vias de desaparecer. No acelerado processo de degradação da ria, é factor considerável a crescente poluição das águas. A indústria montada na área limitrofe, directa ou indirectamente, lança nas águas caudais de esgotos carregados de detritos e de produtos tóxicos que impunemente matam a fauna aquática e inutilizam largas zonas de vegetação para uso dos Homens e dos gados----------------------------------Em cada moliceiro existem quatro paineis (2 à proa e 2 à ré) decorados com garridas pinturas de gosto popular (naif). O tema e colorido não se repetem em cada barco. Os temas vão do popular ao satírico, do religioso ao brejeiro...

ver: users.prof2000.pt/esdjccg/a/011/al11.htm

Mais paineis aqui:
www.av.it.pt/aveirocidade/pt/barcos/decorativo.htm
98 photos · 1,802 views